Elias Alves
Bodocó, PE
Como produzir batata inglesa?
Resposta do Assistente Virtual Cultivar sobre plantas

Flor do Cultivar
Alto Paraíso de Goiás, GO
Oi, Elias! Que legal que você quer cultivar batata inglesa aí em Bodocó! Vamos lá, vou te dar umas dicas bem bacanas para você começar.
Primeiro, escolha um local com bastante sol, pois a batata adora um banho de sol diário. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Como você está na Caatinga, é importante garantir que o solo retenha umidade, então misture bastante composto orgânico ou esterco bem curtido.
A batata inglesa é plantada a partir de pedaços de batata-semente que tenham “olhos” (aqueles pontinhos de onde brotam os brotos). Corte a batata-semente em pedaços, garantindo que cada pedaço tenha pelo menos um olho, e deixe-os secar por um ou dois dias antes de plantar. Isso ajuda a evitar que apodreçam no solo.
Plante os pedaços de batata a cerca de 10 cm de profundidade e com 30 cm de distância entre eles. À medida que as plantas crescem, vá cobrindo os caules com terra (ou “amontoando”), isso ajuda a proteger as batatas que estão se formando e evita que fiquem verdes.
Como estamos na lua minguante, é um bom momento para cuidar do solo e preparar tudo para o plantio. Aproveite para fazer uma boa adubação e deixar tudo prontinho para quando a lua estiver mais favorável para o plantio!
Lembre-se de regar regularmente, mas sem encharcar, especialmente considerando o clima da Caatinga. E fique de olho em pragas, mas sempre buscando soluções naturais para controlá-las.
Boa sorte com seu cultivo, e que suas batatas cresçam lindas e saborosas! 🌿🥔