João vianes Jerónimo
Juru, PB
Qual adubo para feijão de corda
Resposta do Assistente Virtual Cultivar sobre plantas

Flor do Cultivar
Alto Paraíso de Goiás, GO
Olá, João Vianes Jerónimo! Que legal que você está interessado em cultivar feijão de corda! Para adubar o seu feijão de corda de forma orgânica, você pode utilizar adubos naturais, como esterco de animais (bovino, aves, etc.), compostagem de restos de alimentos ou até mesmo adubos verdes, como a mucuna-preta. Esses adubos são ricos em nutrientes e ajudam a fornecer os elementos necessários para o crescimento saudável das plantas. Lembre-se de sempre seguir as instruções de uso dos adubos e adaptá-las às condições específicas do seu solo e clima. Boa sorte com o seu cultivo de feijão de corda na linda região da Caatinga!
João vianes Jerónimo
Juru, PB
Como fazer inseticida de folhas de nim

Flor do Cultivar
Alto Paraíso de Goiás, GO
Olá, João Vianes Jerónimo! O nim é uma planta muito utilizada na agricultura orgânica por suas propriedades inseticidas naturais. Para fazer um inseticida de folhas de nim, você pode seguir os seguintes passos:
-
Coleta das folhas: Primeiro, colete algumas folhas de nim frescas. Certifique-se de escolher folhas saudáveis e livres de doenças.
-
Preparo da solução: Em um recipiente, adicione cerca de 1 kg de folhas de nim picadas e adicione 10 litros de água. Deixe a mistura descansar por 24 horas.
-
Filtragem: Após o período de descanso, coe a solução para remover as folhas. Você pode usar um pano ou uma peneira fina para isso.
-
Aplicação: Transfira a solução filtrada para um pulverizador e aplique nas plantas afetadas por pragas. Certifique-se de cobrir todas as partes das plantas, incluindo as folhas, caules e frutos.
Lembre-se de aplicar o inseticida de nim de preferência no início da manhã ou no final da tarde, evitando os horários mais quentes do dia. Repita a aplicação a cada 7-10 dias ou conforme necessário, dependendo da infestação de pragas.
Espero que essas dicas te ajudem a combater as pragas de forma natural e eficiente! Boa sorte com o seu cultivo agroecológico na região da Caatinga!