Se liga nessa novidade!

Se liga nessa novidade!

TextoBoas Práticas
23 de junho de 2022

Ampliando nossa missão de compartilhar informações de qualidade, agora temos um espaço no Cultivar Brasil com dicas, reflexões e indicações pra você se inspirar!

Uma das maiores necessidades do modo de vida que temos hoje é a reconexão com a natureza, humana e planetária.  


Com a migração de diversos serviços pro universo digital ficamos cada vez mais tempo conectados (as/es) às telas. Passamos a socializar mais no ambiente virtual que nos espaços naturais e por consequência estamos adoecendo e nos afastando de nós e da nossa vocação de estabelecer conexões com outros seres.

Cada vez mais nos perdemos dos ciclos e necessidades naturais da experiência humana. Trocamos o dia pela noite, moldando nossas necessidades mais básicas (alimentação, sono, excreção, etc) às rotinas de trabalho.

A terra nos coloca em contato com diversos potenciais adormecidos em nós, principalmente com valores e virtudes humanas como paciência, cuidado, empatia, integridade, responsabilidade e conexão (além de tantos outros).

Ela tem o poder de nos ajudar a ser pessoas melhores e mais engajadas na transformação da nossa realidade tão repleta de crises que pedem o melhor de cada um de nós para serem superadas.

De certa forma algumas facilidades da vida moderna nos deixaram muito acomodados e dependentes dos produtos disponibilizados pelo mercado e isso nos torna muito mais vulneráveis, especialmente em tempos de crises.

As civilizações antigas se estabeleceram e se desenvolveram perto dos rios para que pudessem entre outras coisas cultivar seus alimentos mais perto de onde viviam.

Com o advento da revolução industrial - que facilitou os processos de produção, armazenamento e distribuição das produções - e mais recentemente com os avanços da tecnologia que temos conquistado nos últimos anos, começamos a acreditar que a produção de alimentos deveria ficar separada (e muitas vezes distante) dos centros urbanos onde a maioria das pessoas vive. 

Passamos a aceitar a narrativa que a única forma de produzir alimentos é vivendo no campo e dispondo de grandes porções de terra, dinheiro pra investir em maquinário, sementes e insumos agrícolas industrializados. Assim fomos nos desconectando dos processos naturais que produzem a vida que nos alimenta…


Acreditamos que a solução pra fome é a disponibilidade de comida, de forma abundante e livre, sem intermédio de nada nem ninguém.


Vivemos num planeta abundante onde muitos seres têm uma vida de privações devido à distribuição injusta de seus recursos. Experimentamos a escassez porque limitamos o acesso a bens, serviços, direitos, cultura e lazer, dentre outros ao dinheiro e às relações de poder. 

Se agente começar a plantar comida na maior parte dos espaços disponíveis - sacadas de apartamentos, áreas comuns dos condomínios, quintais, calçadas, ilhas das rodovias, terrenos baldios, praças e áreas que já são usadas pra cultivo entre outros - principalmente de forma coletiva, podemos garantir que todo mundo possa se alimentar e de forma muito mais saudável!

Nosso sonho é conseguir transformar as cidades em espaços cada vez mais verdes e integrados à natureza, tanto que não haja mais separação entre campo e cidade. É ver plantas (principalmente alimentícias) crescendo por toda a parte, cobrindo o solo degradado da nossa mãe Terra, trazendo de volta espécies extintas ou ameaçadas, enchendo os ambientes de vida e saúde. 

Queremos que as famílias consigam ter na prática de cultivar seus alimentos bons momentos de interação, educação e cuidado. E que essa realidade traga mais saúde às pessoas e as relações sociais. 

E o melhor, assim todo mundo pode fazer sua parte, sem intermédio de representantes que possam usar o poder atribuído apenas em benefício próprio ou para beneficiar interesses malefícios à maioria das pessoas. E sem a limitação do acesso pra quem não tem dinheiro. 

O aplicativo Cultivar Brasil é a ferramenta que criamos e estamos desenvolvendo pra apoiar as pessoas que têm interesse em participar ativamente dessa transformação na forma como os alimentos são disponibilizados para as pessoas mas que não tem experiência ou conhecimentos suficientes pra cultivar alimentos. 

Vem sendo construído desde o início com muito carinho e dedicação, sempre na intenção de facilitar o acesso a conteúdos confiáveis sobre boas práticas de cultivo.

É uma excelente ferramenta na busca por uma vida mais sustentável e harmoniosa, de uma alimentação mais autônoma e independente dos caprichos da "mão invisível do mercado" e de fazer a nossa parte para ajudar na transição deste modelo de vida baseado na exploração e lucro pra realidades mais favoráveis à sustentação e manutenção da vida no nosso planeta.

É uma forma de compartilhar os aprendizados e integrar redes e pessoas que também estão neste caminho. É um convite à deixar as telas pouco de lado e colocar a mão na massa.

Créditos:

Texto: Chiara Santos - Psicóloga com especialização em Educação, Diversidade e Inclusão Social e Formação em Ecopsicologia e Ecologia Profunda

Imagens: Freepik

Tags

Cultivar Conexão VidaAutonomia

Comentários sobre Se liga nessa novidade!

Marcos França

Marcos França

Canguçu, RS

Próximo das plantas podemos nos sentir mais leves em relação a essa vida tão distante da nossa natureza humana. É um momento incrível de restabelecimento da alma, certamente não ocorre com todos, pois o distanciamento das relações com a natureza, em alguns casos, deve ser reiniciado para que volte ao normal, assim como ocorre com as máquinas atuais.