
Horta comunitária: o que é, como funciona e seus benefícios - Live
A horta comunitária é considerada um artifício transformador que pode mudar hábitos e proporcionar diversos benefícios a uma comunidade.
O que é horta comunitária?
O espaço da horta comunitária é mantido por voluntários de uma comunidade. Fonte: Pinterest
As hortas comunitárias são hortas coletivas responsáveis pela produção de alimentos através do trabalho voluntário de alguns indivíduos de uma comunidade ou uma região.
Muitas vezes são utilizadas para resolver problemas sanitários de algumas áreas da cidade, já que empregam um uso a terrenos baldios ou subutilizados, criando um ponto verde em uma região, além de darem vida a bairros com uma área destinada ao plantio, oferecendo bem-estar a toda comunidade.
Mas as hortas comunitárias também podem servir como uma maneira de transformar um grupo de pessoas e implantar hábitos melhores. Com uma área para plantação livre de agrotóxicos, os alimentos são ricos em nutrientes e se tornam mais saudáveis.
Para evitar doenças e combater a obesidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer cinco porções diárias de frutas, verduras e hortaliças, pelo menos cinco dias na semana. Quando a horta se torna parte do dia a dia de um grupo de pessoas, hábitos alimentares melhores são estimulados e se tornam parte da rotina dos moradores.
Além de criar um hábito mais saudável, a prática auxilia na imunidade do organismo, ajuda a evitar a subnutrição e contribui no combate de doenças como a hipertensão e o diabetes, proporcionando uma alimentação rica e uma vida mais equilibrada.
A horta comunitária também pode funcionar como uma fonte de renda, já que os produtos produzidos podem ser comercializados ou, até mesmo, trocados por outras mercadorias. Todo o lucro pode ser dividido como a comunidade desejar, optando assim por um rateio igualitário entre membros ou priorizando pessoas que estejam desempregadas ou em situação de maior vulnerabilidade.
O espaço proporciona diversos benefícios físicos e mentais aos seus envolvidos. Ao deixar a natureza em evidência e inseri-la no dia a dia das pessoas, a conscientização da preservação ambiental é trabalhada e se torna parte da comunidade, criando um vínculo forte e consolidado entre as pessoas e a natureza.
Além disso, a horta funciona como uma área de convívio social, em que diversas interações acontecem como trocas de experiências, ensinamentos e até momentos de descontração entre os voluntários.
Dessa forma, a horta comunitária pode ser utilizada para resolver diversos problemas existentes em uma comunidade, criando um conjunto de atividades que proporciona uma conexão entre cidade, pessoas e natureza, garantindo o bem-estar de todos os seus integrantes.
Para ler o artigo completo acesse: Hortas comunitárias