
Cultivar o autocuidado - 5 dicas práticas!
Mesmo sem grandes períodos de tempo disponível pra nos cuidar, podemos incluir na rotina algumas atividades nutritivas que nos fortaleçam pra lidar com os desafios!
Nos dedicar às atividades que nos descansam, motivam, alegram e nutrem é fundamental pra que consigamos suportar o peso das responsabilidades pessoais e das questões sociais sem adoecer.
Quando buscamos integrar momentos de autocuidado na rotina diária percebemos impactos na qualidade de nossa saúde física, emocional e psicológica, assim como na dinâmica de nossas relações interpessoais.
Muitas vezes não temos grandes períodos de tempo disponível pra cuidar das nossas necessidades mais profundas, mas é preciso buscar transformar a forma como usamos nosso tempo de vida pra não permanecer sempre no modo automático.
Se perdemos a capacidade de sentir prazer com as nossas experiências e passamos apenas a cumprir com as obrigações sem pensar muito sobre as coisas, as chances de desenvolver doenças físicas e psicológicas são grandes.
Mas existem alternativas que podemos utilizar em pequenas pausas, durante os deslocamentos ou enquanto nos preparamos pra dormir e que já ajudam a fortalecer nossa energia vital.
A seguir você encontra 5 dicas práticas pra se cuidar sempre que tiver um tempinho!
1. Cultivar
Pra além dos benefícios pra saúde física e financeira, estar em contato com as plantas e o solo nos fornece mais imunidade e promove a sensação de pertencimento e conexão (o que fortalece nossa saúde mental) trazendo calma e relaxamento. Mesmo quem não tem acesso a grandes espaços de terra como quintais, sítios ou fazendas, pode cultivar temperos e alguns vegetais em sacadas, varandas ou pequenos espaços internos.
Dedicar alguns instantes para regar, podar ou simplesmente passar um tempo com as plantas que cuidamos é uma atividade altamente nutritiva, pode ajudar a fortalecer laços familiares quando feito em conjunto, fornecer importantes lições à crianças e adolescentes e atuar no combate à ansiedade e estresse, tão comuns na atualidade.
2. Respirar/Meditar
Fazer pequenas pausas pra respirar de forma consciente, trazendo a atenção pro presente, pra onde nos encontramos, pras sensações e necessidades do nosso corpo aqui e agora - ou simplesmente fechar o olho e respirar um pouco - é uma forma simples mas muito eficaz de autorregulação, principalmente de nossas emoções.
Melhor se for possível fazer em um local silencioso e com tempo pra entender e cuidar das percepções que chegam, como antes de dormir por exemplo, mas mesmo que essas pausas durem apenas um minuto, em qualquer posição, já ajuda bastante!
3. Ouvir/Cantar músicas inspiradoras
A música é uma potente ferramenta de cura e transformação da realidade. Elas se conectam às nossas histórias, remetendo à sonhos e memórias que nos motivam a seguir em frente.
Colocar músicas que nos acalmam e inspiram durante uma tarefa mais desafiante, ir cantando junto ou simplesmente colocar nossa atenção na canção pode nos dar mais ânimo e tranquilidade pra lidar com os desafios e tornar nossa rotina mais agradável!
4. Dançar
A dança intensifica ainda mais nossa conexão com a música e o momento presente. É algo que pode ser feito em pequenas pausas e em qualquer lugar com um pouco de espaço. Dá pra dançar sozinho(a/e), com as crianças, parceiros (as/es), amigos(as/es)... São inúmeros estilos, artistas e jeitos de dançar!
É uma forma mais divertida de fazer exercício e obter benefícios pra saúde física e mental, como melhorar a musculatura e o sistema cardiorrespiratório, a postura e a flexibilidade, além de favorecer a perda de calorias. É uma grande aliada contra a depressão, estimula a memória, a coordenação motora e ajuda a desenvolver a autoconfiança!
5. Ler ou ouvir histórias, frases e pensamentos motivadores
As histórias são um dos recursos mais antigos e eficazes pra repassar conhecimento e são usadas por praticamente todas as culturas humanas. Mesmo frases curtas tem o poder de nos inspirar, encorajar, acalmar ou estimular reflexões.
Sempre que nos conectamos com pensamentos de pessoas sábias ou que já passaram por situações semelhantes às que enfrentamos, isso aumenta nosso poder de reflexão e melhora nossas tomadas de decisão, sejam de pensamento criativo ou crítico. Quando algo que lemos ou ouvimos ressoa conosco isso ativa nossas emoções mais positivas, nos deixando mais calmos(as/es) e relaxados(as/es).
Isso estimula o melhor de nós e auxilia nosso crescimento pessoal, principalmente quando refletimos sobre e praticamos esses ensinamentos. Buscar o desenvolvimento de nossos valores e virtudes traz sentido à experiência humana e nos tira do modo "automático" na hora de lidar com as situações desafiantes.
E aí, qual dessas práticas você pretende agregar à sua rotina? Compartilhe com a gente o que tem te ajudado também!
Créditos:
Texto: Chiara Santos - Psicóloga com especialização em Educação, Diversidade e Inclusão Social e Formação em Ecopsicologia e Ecologia Profunda
Imagens: Freepik
Tags
Comentários sobre Cultivar o autocuidado - 5 dicas práticas!
Luciano Mariao Batista
Diamante do Norte, PR
Tenho dificuldade de dormir o que devo fazer